Ansiedade, medo de agulha, sensibilidade extrema ou experiências negativas no dentista. Para muitos pacientes, especialmente crianças e pessoas com necessidades especiais, sentar na cadeira do consultório é um desafio. Mas uma técnica tem se mostrado uma aliada poderosa para mudar essa realidade: a sedação consciente com óxido nitroso, também conhecida como “gás do riso”.
“É uma sedação inalatória, leve, onde o paciente permanece consciente o tempo inteiro. Ele consegue falar, entender comandos e colaborar com o atendimento, mas sem medo, sem dor e sem estresse”, explica a cirurgiã-dentista Dra. Dayvisales (@dradayvisales), especialista em prótese dentária e proprietária de uma clínica multidisciplinar em Lauro de Freitas (BA), referência em implantes, lentes de contato dental e sedação com óxido nitroso.
O procedimento é feito com uma mistura de óxido nitroso e oxigênio, administrada por uma máscara nasal. Em poucos minutos, o paciente entra em um estado de relaxamento, como se estivesse sonolento, mas sem perder a consciência. “É como se o paciente estivesse levemente desconectado da realidade, em um estado de tranquilidade e bem-estar. E o mais importante: o efeito passa rápido assim que retiramos a máscara”, detalha a especialista.
A clínica é especialmente focada em tratamentos com implantes e lentes de contato dental, e muitos pacientes que antes evitavam procedimentos mais complexos agora encontram conforto e segurança com o uso da sedação consciente.
Para quem é indicada?
Segundo a Dra. Dayvisales, a sedação com óxido nitroso é indicada para qualquer tipo de paciente, sejam crianças, adultos ou odosos, principalmente para:
• Pacientes com medo ou fobia de dentista;
• Crianças com dificuldade de colaboração;
• Pessoas com reflexo de vômito muito sensível;
• Pacientes com necessidades especiais ou neurodivergentes (como autistas);
• Adultos com experiências traumáticas anteriores em consultórios;
• Pacientes que antes evitavam tratamentos mais complexos, como implantes, justamente por medo ou ansiedade.
“É uma técnica extremamente segura quando feita com os equipamentos certos e por profissionais capacitados. Por isso, ela tem revolucionado o atendimento de pacientes que antes eram considerados ‘difíceis’ ou ‘intratáveis’ no consultório”, diz a dentista.
Quando não é recomendada?
Apesar de muito segura e indicada praticamente para qualquer tipo de paciente, a sedação com óxido nitroso tem algumas contraindicações (qua não são absolutas ). “Pacientes com obstrução nasal severa, doenças pulmonares crônicas descompensadas, deficiência grave de vitamina B12 ou casos de mulheres grávidas no primeiro trimestre não é indicado usar o óxido nitroso”, alerta a Dra. Dayvisales. “Por isso, antes da aplicação, fazemos uma triagem rigorosa para garantir total segurança.”
Uma experiência positiva que transforma
A especialista reforça que o objetivo da sedação não é apenas facilitar o atendimento, mas também criar uma experiência positiva que mude a relação do paciente com o dentista. “Muitas vezes, conseguimos ressignificar o tratamento para um adulto que chegou chorando como uma criança e saiu sorrindo, dizendo que adorou o procedimento. Isso é transformador, não só para ela, mas para todos os envolvidos no processo.”
A recuperação é rápida, e o paciente pode retornar às atividades normais logo após o procedimento, sem necessidade de acompanhante ou internação. “É leve, eficaz e segura. A sedação consciente com óxido nitroso veio para humanizar o atendimento odontológico”, finaliza.






