Série 

Rainhas da Sapucaí 

Colunista Jeferson Kim 

Estreando a série Rainhas da Sapucaí convidamos a Rainha do Carnaval 2022 Thai Rodrigues.

A rainha tem uma longa trajetória pelo carnaval carioca, além de ser uma artista do carnaval, a beldade também é atriz e dançarina.

Conheçam um pouco a história, trajetória e projetos dessa rainha querida.

Fale um pouco sobre quando você decidiu vivenciar a  arte do samba ? Onde começou?

R:  Aos meus 18 anos quando desfilava na Vila Isabel,me despertou um olhar diferente para as passistas,eu não via graça eu gostava de coreografia eu venho de escola de dança. Já conhecia Gabriel Castro e ele insistia que eu fosse passista,até que um dia fui a uma audição com ele mas não tive coragem de fazer,voltei chorando para casa kkkk

Iniciei na Renascer de Jacarepaguá sob comando de Rose E Pelezinho,fiz 2 dias de audição e passei. 

Foi difícil esse início? 

R: A dificuldade está nos gastos que temos,mas é tudo mágico você esquece que tem problemas.

O que você gostaria que soubéssemos sobre você? Ou seu trabalho?

R:  Eu sou uma profissional da dança em várias modalidades,comecei na Dança de salão passei pelo : Ballet clássico,contemporâneo, dança afro,e hoje a cultura brasileira em modo geral! 

Ja fiz teatro a 8 anos tenho 4 peças em cartaz.

Já fiz modelo e manequim tenho diversos books ensaios fotográficos pois meu sonho era realmente seguir na moda, me formei em produção de moda pelo Senac. 

Já ganhei concurso de beleza Negra.

Já fiz muito figuração na globo em novelas e aberturas,fiz o espetáculo “Globo 50 anos” fiz parte do ballet do Criança Esperança em 2017.

Já fiz parte do ballet da Preta Gil no carnaval de 2019 em Rio São Paulo e Bahia. 

Fiz parte do espetáculo de Carlinhos de Jesus durante 5 anos “Samba do Carlinhos” 

Entre outras coisas! Kkkk 

Eu meu enfio em tudo kkkkk

Quais são as suas influências para o desenvolvimento dessa linguagem?

R: Todas ancestrais possíveis descobri este ano que tenho uma missão neste lado do samba no pé,tudo me encanta a particularidade de cada passista,diretor,um sambista, a velha guarda. 

Mas lado de Luana Bandeira e sua família eu pude entender o que é cultura afro brasileira mudando assim toda minha cabeça para meu perfil preta cabelo crespo e com veia afro! 

Ela é minha diva ela é completa! Ela é uma Deusa! 

Qual  foi  a fase mais difícil  que te fez pensar em desistir de tudo? Se teve?

R:  A fase mais difícil sempre é a valorização e o reconhecimento. A fase difícil é quando é retirado do meu povo preto o que é dele por direito,o que ele quem criou quem idealizou quem fez acontecer. 

Oque te motiva seguir nesse posto?

R: Eu acredito na minha ancestralidade e acredito nessa magia que é o samba,é como uma energia que toma conta do meu peito e me enche de amor orgulho da minha cor e do meu povo,me faz ter honra de ser preta sabe! É uma riqueza de vida,comportamentos naturais e originais de um povo gênio! 

Onde você se vê daqui a 5 anos?

R: Quero estar formada e atuando na comunicação,pensando longe quero ter um programa voltado para a cultura popular brasileira, irei lutar para isso. 

Pode me explicar oque  mudou na sua carreira nos últimos anos, com relação ao início ?

R:  Mudou que hoje eu sou reconhecida pelo que faço,acredito e defendo,mudou que o samba me deu conhecimentos,educação,momentos,viajens internacionais, mudou que eu posso viver do que eu amo fazer :Dançar! 

E com o posto Rainha eu pude ter voz e dar a voz aos meus que tem direito da coroa faixa e etc. 

Qual é a sua maior realização no mundo do samba?

R: Ser a Rainha da minha cidade maravilhosa. Peguei o posto máximo e implantei credibilidade,arte,cultura,união. E continuarei realizando ao ver meu povo passista sendo valorizado como merece isso para mim é me fazer feliz. 

Qual foi o maior desafio que você enfrentou em sua trajetória como sambista?

R: Enfrento diariamente o preconceito que as pessoas não entendem a sua própria cultura e são radicais em sempre associar a dança do samba ao lado negativo,de não ser algo sério,de não ser uma profissão. 

Quais foram os principais desafios que você vivenciou ao longo da sua carreira? 

R: Acho que os desafios com minha profissão mesmo de dar aulas,montar coreografias como fui técnica no Brasil Samba Congress,os estudos do samba.

Há 5 anos atrás oque você falaria para você nos dias de hoje ? 

R: A mesma coisa pois eu sempre acreditei na minha arte então para ser hoje a Rainha do Carnaval a 5 anos eu estava me preparando,meu pensamento sempre foi tendo o samba no pé eu chego aonde eu quiser. 

Sua escola é para você ?

R: Vou resumir em ter o Carnaval é tudo para mim,mas principalmente ele é um amor que cura,liberta,transforma,dar,doa e faz a sua vida ter momento mágicos,únicos,pertencentes e honrosos aos povo preto. 

Você tem pretensões em outros cargos ou posto dentro do carnaval? Quais são?

R: Eu já passei por diversos postos nos desfiles ,mas quero ser Rainha de Bateria,musa,destaque até ser um baiana velha guarda e nunca largar o meu samba. 

Qual samba enredo você ama ouvir? 

Porque? 

R: Tem vários que amo ouvir mas os que falam da África é poderoso no meu peito.

Se você pudesse mudar algo em seu passado, o que seria?

R: Acho que teria investido mais cedo nos estudos para hoje não está vendo minha mãe indo trabalhar porque precisamos quitar o aluguel. Isso para mim é muito triste. 

Qual dica você daria para uma aprendiz que sonha em ser Rainha?

R: As novas gerações tem que acreditar na arte,estudar cultura,ter orgulho do seu povo,da sua pele,e assim investir no estudo tendo como parte da educação e formação as danças brasileiras ,procurar saber todas porque temos muito o que mostrar! acredita. 

Deixe uma mensagem para nossos leitores!

Quero deixar um beijo cultural a todos leitores e que espalhem amor e empatia para que tenhamos um Brasil mais calmo e consciente! 

E que tenham mais amor a sua própria cultura! 

E meus sinceros agradecimentos a todos.

Por Jeferson Kim 

Projeto criado e idealizado pelo jornalista/repórter Jeferson Kim especialista em carnaval.

Todos direitos autorais e créditos reservado ao autor.

Facebooktwitterlinkedininstagramflickrfoursquaremail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *