Mulher negra, educadora antirracista e defensora dos direitos sociais, Guilhermina constrói campanha pedagógica que inspira transformação social.
A educadora antirracista e ativista social, Professora Guilhermina, foi a candidata mais votada do campo progressista em Rio das Ostras (RJ) nas últimas eleições municipais com 883 votos. Com um discurso fundamentado na inclusão, educação e justiça social, ela mobilizou eleitores de todos os bairros da cidade através do seu projeto político, pautado pelo lema “É Tempo de Esperançar”, inspirado pelo educador e filósofo brasileiro Paulo Freire.
Com a campanha marcada pelo movimento “Ouvir e Acolher”, Guilhermina envolveu a população em um diálogo direto, destacando a educação como eixo fundamental para o desenvolvimento de uma cidade mais justa e inclusiva. “Nossa campanha percorreu todos os bairros e loteamentos, onde tivemos a oportunidade de ouvir as angústias e esperanças da população”, afirmou a candidata, que defendeu a escuta ativa da sociedade como ferramenta de construção política.
Apesar de não ter sido eleita, Guilhermina afirma que sua candidatura representou um avanço na luta por políticas inclusivas em Rio das Ostras, uma cidade marcada por profundas desigualdades sociais. “Acredito que ajudamos a movimentar e transformar a política de Rio das Ostras”, disse.
Ainda que o campo progressista tenha demonstrado força, o resultado eleitoral refletiu um cenário de pouca representatividade feminina, com a eleição de 15 homens para a Câmara Legislativa. “Vivemos em uma cidade onde mais de 50% da população é composta por mulheres, e ainda assim, nós não conseguimos avançar nas pautas que defendem os nossos direitos. É um sinal negativo e precisamos de debates e ações práticas que cheguem diretamente aos territórios”.
A candidatura de Guilhermina, mesmo sem grandes apoios financeiros, foi fortalecida pela união do campo popular e democrático. Ela destacou a necessidade de seguir lutando por uma política que enfrente os problemas sociais e promova a qualidade de vida para a população, com foco na defesa da democracia. “Precisamos unir forças para uma linha política coerente com os problemas sociais. O trabalho está apenas começando, e continuaremos a esperançar o nosso povo”, concluiu.
PLENÁRIA – No próximo dia 19 de outubro (sábado), às 10h, a Professora Guilhermina realizará uma grande plenária nas dependências da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Rio das Ostras. O evento será um espaço de diálogo e construção coletiva, com o objetivo de discutir a ampliação do campo progressista na política local, a representatividade na política, a defesa da democracia e outros temas cruciais para o fortalecimento de sua caminhada política.
“O encontro é uma oportunidade para seguirmos construindo coletivamente, ouvindo as demandas e pensando em ações práticas para ampliar a nossa presença política. É essencial garantir que as mulheres e o campo progressista tenham mais espaço nas decisões que impactam a sociedade”, afirmou Guilhermina.