Ricardo Freitas é o sul que vem lá do sul para conquistar o pais com seu swing e balanço um artista que já tem na bagagem duas indicações ao Grammy.
Filho da dona Venesia e seu Washington, o terceiro dos quatro irmãos. Com referências da infância, Ao de escutar um vinil de Tom Jobim, “Águas de março”, na casa da sua tia Hilda.,Foi seu primeiro amor genuíno, encantou-se com as harmonias e melodias , mesmo sem saber nada sobre música.
Foi suficiente para sua formação musical tocar instrumentos com apenas 13 e após cantar em Igrejas. Com 26 anos o talento e a vocação falou mais alto e decidiu cantar ,Em 2015, decidiu levar sua arte a um maior número de pessoas, incondicionalmente, sem limites e sem barreiras.
Um ano mais tarde, produziu seu primeiro EP autoral, no qual, todas as composições foram feitas pelo artista e sua esposa e produtora Tânia Mattos, formada em piano clássico e professora.
Este trabalho valorizou a carreira do artista e em 2018 trouxe -lhe duas indicações ao Grammy Latino .,Depois vieram muitos projetos, gravações e shows.
Em 2022 surgiu um novo projeto, o EP “Singular”,Toda sua verdade e singularidade estão impressas neste trabalho inovador, mistura de ritmos brasileiros e muito swing!