Desde o 6 de junho, o Museu Bispo do Rosário, localizado na Curicica, Zona Oeste do Rio de Janeiro, abre suas portas para a nova exposição individual do artista carioca Romulo Bandeira, intitulada “Geometrografia: paisagens entre o figurativo e o abstrato”. Com curadoria de Marcelo Valle, a mostra estará disponível para visitação até sábado dia 24 de junho, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.
Sobre a Exposição
“Geometrografia” é uma série que explora as múltiplas dimensões da paisagem urbana do Rio de Janeiro, unindo o figurativo e o abstrato. Concebida durante o isolamento pandêmico na Região Serrana do Rio, a primeira fase da série foi apresentada em 2022 e agora retorna com novas obras que destacam as particularidades urbanas da cidade.
Romulo Bandeira utiliza elementos geométricos para criar uma superfície que reflete a complexa interação entre o ser humano e seu território, abordando temas como geopolítica, direito à cidade, e as variações na paisagem urbana influenciadas por fatores como precariedade e abundância, segurança e violência.
Reflexão e Interatividade
O artista pretende instigar o público a refletir sobre o espaço urbano carioca, utilizando a abstração como uma ferramenta para despertar a imaginação e promover a reflexão sobre sonhos e desejos ligados ao território. “O sonho que, muitas vezes, é um lar seguro, uma vida digna e uma cidade justa”, comenta Romulo. Durante a exposição, serão realizadas oficinas de arte-educação para alunos da rede municipal, promovendo uma maior interação entre a arte e a comunidade local.
Próximos Passos
Após sua passagem pelo Museu Bispo do Rosário, a exposição seguirá para o Parque Glória Maria, com inauguração prevista para o dia 29 de junho.
Sobre o Artista
Romulo Bandeira, nascido e criado no subúrbio carioca, é um artista visual e designer gráfico. Seu primeiro contato com a arte se deu através das intervenções urbanas, como stencil, colagens, pixações e grafites. Com uma carreira diversificada que inclui atuação em estúdios de moda, agências de design e projetos do Terceiro Setor, Romulo adotou a pintura como principal forma de expressão artística em 2014, explorando diversas facetas de sua imaginação pictórica.
Serviço
Geometrografia: paisagens entre o figurativo e o abstrato
Local: Museu Bispo do Rosário, Estr. Rodrigues Caldas, 3400 – Curicica, Rio de Janeiro – RJ
Data: de 6 a 24 de junho de 2024
Visitação: de terça a sábado, de 9h às 17h
Entrada: Gratuita
Site do artista: romulobandeira.com
Realização e Apoio
O projeto “Geometrografia: paisagens entre o figurativo e o abstrato” é apresentado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo. A realização é do Ateliê Romulo Bandeira, FLAG Escritório Criativo e MGS-CO Escritório de Projetos, com produção da Motriz Sociocultural e Revés Produções. O apoio é da Secretaria Municipal de Cultura, Museu Bispo do Rosário, Ilumina Zona Oeste, Galeria Lado B e Espaço Travessia.
Venha prestigiar essa reflexão artística sobre a paisagem urbana do Rio de Janeiro e se encantar com a nova fase da série “Geometrografia” de Romulo Bandeira.