Por Fernanda Reis

O Grão Coworking, em Irajá, recebe os nomes do rap MV Bill, Lord ADL e Marechal para a roda de conversa Coisa Di Pretta. No dia 30 de novembro, o Grão Coworking recebe os convidados MV Bill, Lord ADL e Marechal para a roda de conversa Coisa Di Pretta, que terá como atração principal a Batalha do Incentivo com o tema: Que República é essa? O propósito é dar espaço para que os participantes consigam se expressar através do movimento artístico e cultural e, a partir disso, ressignificar sentimentos.
Para integrar a roda, foram selecionados oito ganhadores entre oito rodas culturais diferentes do estado do Rio. Na Batalha do Tank- Fael; Batalha Ares – Perigo; Batalha do Trailer – Yori DS; Olaria e Rocinha – Sofia; Batalha Morreba- Jlz; Glacial – Mux; Marina, Niterói – Poko Mc; Batalha Marginow – Gordão ZN, além do Dj Jesse Ramiro, suburbano nato especialista em Open Format e a Dj Nat BomBom, trazendo suas referências em Drill, Rap Nacional e representatividade como mulher trans comandando as Batalhas ao lado do mestre de cerimônias Da Ira. O evento será fechado e terá uma premiação no valor de 5 mil reais para o ganhador, cujo principal objetivo é incentivar o rap.
O “Coisa Di Pretta” é uma ação dentro do projeto Maktub criado para ser, fisicamente, um lugar para Rappers e Mc’s trocarem experiências que emanam da vivência de cada um e levar apoio e esclarecimento de forma humana e didática. Em parceria com a Lil Produtora BR, apresentado pela coordenadora do projeto, Preta, e supervisionado pela psicóloga Luciene Barcellos, reunirá convidados que terão a oportunidade de compartilhar poesias e textos e promover a reflexão acerca da saúde mental.


Como surgiu?

O Grão Coworking recebe os convidados MV Bill, Lord ADL e Marechal para a roda de conversa Coisa Di Pretta Maktub (Foto/Divulgação)


O Maktub Experience surgiu no coração da Diene Carvalho, mais conhecida como Preta, que conviveu com a síndrome do pânico. A necessidade de quebrar o tabu imposto por uma cultura que rotula a doença mental, inspirou a idealizadora do trabalho social a criar um espaço para que a doença mental pudesse ser discutida, desmistificada e ressignificada.
“A necessidade de entender o todo, me fez, a cada dia, pensar em usar meu exemplo para ajudar outras pessoas” – Relata Preta, e continua – Junto com isso, surge a forte vontade de mostrar que elas também conseguem sair de situações, até antes, vistas por elas como sem solução. Tudo é uma questão de como vemos e encaramos as coisas. De como pegamos algo e colocamos na nossa mente e trazemos para o nosso dia a dia.
A partir da troca de experiências, o projeto se dedica a cuidar e acolher pessoas, valorizando o autoconhecimento e a importância do cuidar de si, baseado nos pilares e valores que o Maktub Experience carrega: amor, empatia, compaixão e respeito.


Os caminhos de Lil e Preta se cruzaram quando a produtora foi assistida pelo trabalho do Maktub durante o período pandêmico, que não só trouxe instabilidade psicológica, como também financeira ao seu setor de trabalho, que foi o último a retomar as atividades. A partir desse encontro, nasceu a parceria entre a LIL PRODUTORA BR e o Projeto da Diene.
Lidiane Cristine dos Santos, conhecida como Lil Produtora, tem 32 anos, é carioca e mãe solo. No setor de eventos e acompanhamento artístico desde 2014, se destaca por ter como missão evidenciar o protagonismo de artistas independentes e seus projetos, dentro e fora de seus territórios. Produção Artística Especializada em Mentoria de Carreira e Planejamentos de Ação é seu grande recorte, que leva em consideração os atravessamentos que permeiam a vida desses artistas, colocando em práticas diárias conceitos como: Crisis Management (Gerenciamento de Crise), Networking, B2B e Black Money.
A parceria entre duas mulheres pretas evidencia a força que o movimento tem e a dedicação em promover o auxílio, assistência psicológica e o bem-estar social, engajados em mudar a realidade de uma sociedade.

“É inegável em 2022 a potência que nós corpos pretos vivos, políticos em movimento constante somos culturalmente nesse país!” – Afirma Lil.

O Maktub e as ações que partem dele, se apoiam, também, nas campanhas que promovem visibilidade à saúde mental e são precursores desse movimento, tais como: Setembro Amarelo e Janeiro Branco que se dedicam a colocar o tema em evidência.

A Batalha de Incentivo está na categoria B da Retomada Cultural RJ 2, criado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) através do programa Pacto Cultural RJ de Fomento à Arte. Foi selecionada entre propostas artísticas de todos os segmentos culturais, para o investimento total de R$40 milhões para 800 projetos relacionados ao Bicentenário da Independência do Brasil.

“A melhor forma de sairmos da prisão que impomos a nós mesmos, é através da troca e soma de experiências.” _ concluiu DiPreta.

Facebooktwitterlinkedininstagramflickrfoursquaremail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *