Cerimônia para coroar o estudante de medicina e maquiador profissional aconteceu durante a festa de lançamento do CD de sambas-enredos da Série Ouro

Na noite de sábado (10) o estudante de medicina Juarez Souza foi coroado como rei de bateria da Acadêmicos de Niterói, durante a festa de lançamento do CD de sambas-enredos da Série Ouro, na Cidade do Samba. A cerimônia para coroação de Juarez aconteceu minutos antes da apresentação da agremiação de Niterói.  Com um figurino assinado pelo estilista Guilherme Alves, composto por calça na cor prata, camisa de acrílicos espelhados e ombreiras em mangas oversize de penas, Juarez distribuiu muitos sorrisos, além de seu carisma e muito samba no pé.

“Ser coroado em um local onde se faz um evento voltado para os sambistas é de extrema representatividade. Me senti privilegiado por poder compartilhar essa alegria com todos que estavam ali se divertindo, foi um momento incrível e muito especial”

declarou o rapaz de 36 anos, que cruzou a Marquês de Sapucaí como rei de bateria na Acadêmicos do Sossego, no desfile deste ano.

História de Juarez Souza

Juarez Souza têm 37 anos e é natural de Fortaleza Ceará. Maquiador há 17 anos, especialista em noivas e campanhas publicitárias, atualmente também é acadêmico de medicina. A paixão pelo carnaval vêm desde criança quando assistia aos desfiles com suas tias e sua Bisavó, que eram apaixonadas por carnaval e não perdiam os desfiles na TV.

“Sonhava em ver os desfiles ao vivo e desfilar na passarela do samba , quando em 2009 fui sozinho e desfilei em ala com a Grande Rio, emoção que lembro até hoje, não conseguia nem sambar pois ficava observando tudo abobalhado , era muita felicidade. Desde então nunca mais parei e passei por diversas escolas, como Mangueira, Tuiuti, Beija-flor, Mocidade , Império Serrano, Ilha e Salgueiro desfilando em ala ou composição e às vezes em mais de uma escola por dia, incluindo algumas do acesso, como Renascer, alegria da Zona Sul, Unidos de Jacarepaguá, Rocinha” _declarou

Juarez se considera um verdadeiro fanático pelo carnaval carioca daqueles que escuta samba enredo todos os dias e que assiste aos desfiles na hora de lazer. O atual rei de bateria da caçulinha de Niterói vive o carnaval intensamente.

“Já escutei várias vezes a pergunta: “Você é carioca?” Eu respondo: “Sou cearoca, pois tenho sangue cearense e alma carioca, com muito orgulho” _ brinca o rei de bateria.

Com mais de 10 anos de avenida, no ano de 2019 mais um sonho em sua vida se tornaria realidade. Um amigo o convidou para ser muso em outra agremiação. Já no ano de 2020 ele teve o prazer de vir no chão como muso da Unidos da Ponte, escola no qual ele conta que fui muito bem recebido e têm seu respeito. Em 2020 ele foi destaque principal na Unidos de Padre Miguel, alcançando outro patamar e foi um sucesso, com muita dedicação e amor ao carnaval.

“Fizemos um excelente trabalho no quesito fantasia o que me rendeu convites para destaque no Especial no carnaval 2022 (Vila Isabel , Tuiuti e Viradouro). Aceitei vir na Vila como destaque central e a 12m de altura. Foi incrível, experiência única!” _ lembra.

Ainda em 2022, ele viveu uma grande e nova emoção tendo a honra de conhecer pessoas maravilhosas que o presentearam com uma das maiores oportunidades de sua vida: ser rei de bateria da Acadêmicos do Sossego, um desafio novo, porém fui mais que bem recebido pela escola e pela comunidade do Largo da Batalha. Foram dois anos de pandemia e reinando à distância através de lives até que com o retorno do carnaval ele pôde concretizar de fato esse sonho de vir à frente da swing da batalha. Foi um desfile emocionante onde ele deu o seu melhor na avenida. “Não medi esforços para devolver o carinho que recebi de todos” _ disse.

Hoje, a escola passou por mudanças administrativa cedendo seus direitos à Acadêmicos de Niterói para desfilar na Série Ouro em 2023. Novamente Juarez foi abraçado pelo novo pavilhão de Niterói, cidade que o acolheu e que ele escolheu como sua segunda cidade natal, pois lá ele se sente completamente pertencido, principalmente pelos amigos e laços familiares que criou.

“Espero reinar à altura dessa comunidade e fazer o meu melhor de forma a retribuir essa alegria e a minha gratidão, pois pra ser rei de bateria não é apenas um posto , envolve respeito, entrega , carinho e acima de tudo responsabilidade pra com a escola e sua comunidade. É saber representar as pessoas que trabalham anonimamente pra tudo isso acontecer , e se doar para que no dia do desfile a nossa bateria seja apresentada como o coração de toda uma escola que espera vencer e brilhar intensamente. Além do mais , é saber reverenciar a todos dando-lhes o respeito que merecem ,pois não existe rei ou rainha sem uma agremiação unida, forte e feliz! Carnaval não é apenas uma data para diversão, hoje significa um grande compromisso tendo em vista a representatividade que carrego a partir de então. Era um sonho de criança desfilar na avenida e sentir de perto essa emoção e ano após ano venho alimentando esse enorme prazer e é com grande satisfação e alegria que estarei defendendo a Acadêmicos de Niterói mostrando que o samba está no coração, no pé, na alma e no tamborim de um “cearoca” também”

_ conclui.

Em 2023 a Acadêmicos de Niterói será a sexta escola a desfilar na Marquês de Sapucaí, na sexta-feira de carnaval, que acontece dia 17 de fevereiro, com o e

Facebooktwitterlinkedininstagramflickrfoursquaremail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *