O Egbe Ilé Ìyá Omidaye Àse Obalayo, e pela Secretaria de Cultura e economia criativa do Estado do RJ, promove o primeiro encontro dos tocadores do sagrado , um grande encontro cultural onde acontece palestras e oficinas rítmicas e danças dos mais diversos ritmos musicais dos segmentos do candomblé.
llu-Tambor chamado aqui no Brasil de atabaque, o primeiro meio de comunicação do mundo.
Este encontro é uma amostra cultura da riqueza rítmica dos diversos segmentos da religião matriz africana , os ritmos Afro-brasileiro, aqui no Brasil, são interpretados através das danças nos terreiros, onde os adeptos e os próprios Orixás, dançam os ltäs (Histórias dos Orixás, das passagens, arquétipos), com características que eles nos ensinam através das danças, que é orquestrada pelos Onilu (Senhor dos tambores, chamado aqui no Brasil de Oga/Ogan).
Este grande encontro o público presente poderá participar de oficina dos ritmos dos Povos de Ketu, Jeje e Angola, assistir palestras é um dos pastrantes é Iuri Passos é Alagbê do Terreiro do Gantois, Músico, Arranjador, Produtor Musical, Ativista Social, Idealizador do Projeto Social Rum Alagbê doTerreiro do Gantois 2001, Autor de artigos e materiais didáticos nos livros – Nós Os Tincoãs , Afrobook – Ritmos Afros-Brasileiros. Professor de Percussão do Departamento de Música da Ufba. Mestre em Etnomusicologia pela Ufba. Trabalhou com Workshops de Percussão Afro-brasileira na França – Paris 2001, Lyon 2018, Alemanha – Belin 2001, Itália – Bologna 2016, Portugal – Lisboa 2015. Suíça – Genebra 2018. Além de trabalhar com diversos artistas da música brasileira: Mariene de Castro , Maria Bethânia, Carlinhos Brown, Rosa Marya Colyn , Martnália, Alaíde Costa , Margareth Menezes , Paula Lima , Ellén Oléria , Lazzo Matumbi entre outros.
Este encontro está sendo promovido pelo o Egbe Ilé Ìyá Omidaye Àse Obalayo, e pela Secretaria de Cultura e economia criativa do Estado do RJ, onde a casa foi contemplado no edital dos Povos Tradicionais do RJ.
O evento é totalmente gratuito Início às 10:00 da manhã até às 16:00 horas, dia 17 de Dezembro, sábado.
Endereço: Rua Dalmir da Silva, 08 – Sacramento – São Gonçalo – Obs. Pega a Rau Veiga, vem direto por esta rua , só entra na rua do terreiro da Dalmir da Silva.
Asscom Arethuza Doria