Iniciativa leva acervo de 400 livros, mobiliário e arte às escolas públicas; no CEI Luz e Lápis, em Santo Amaro, a inauguração contará com três dias de apresentações teatrais

São Paulo, maio de 2025 – A capital paulista será palco de mais uma ação transformadora do programa Força para Crescer: Pontos de Leitura, que inaugura uma nova biblioteca multiuso no Centro Educacional Infantil Luz e Lápis, no bairro de Santo Amaro, zona sul da cidade.

A inauguração oficial em São Paulo acontece no sábado, 24 de maio, como parte da Semana do Brincar, com início às 9h30. A programação artística, no entanto, começa já nos dias 21 e 22, com sessões teatrais nos horários das 10h e 14h. Grupos locais como Cia. Paralenda, Cremosa Cia de Arte, Cia. dos Três e Cia. Eira Nem Beira trazem espetáculos que valorizam narrativas brasileiras e a diversidade cultural.

A biblioteca chega equipada com 400 livros de autores nacionais, pintura artística em toda a sala, mobiliário completo – prateleiras, mesas e cadeiras –, além de placas de sinalização que tornam o ambiente mais acolhedor e acessível. O espaço não se limita ao incentivo à leitura, mas também funciona como centro de convivência e estímulo à criatividade e ao imaginário das crianças.

“A entrega da biblioteca não é apenas uma doação de livros ou de mobiliário. É uma forma de valorizar o território e enaltecer a potência das crianças e educadores daquela comunidade. É sobre abrir janelas simbólicas para o conhecimento e o encantamento”, afirma William Mendonça, coordenador-executivo geral do programa.

Lançado em agosto de 2024, no estado do Rio de Janeiro, o Força para Crescer: Pontos de Leitura já implantou 10 bibliotecas em território fluminense e duas em Imperatriz (MA). A nova etapa contempla três escolas públicas com bibliotecas multiuso: uma em São Paulo e duas em Osasco (SP). Ao todo, desde o início da iniciativa, já foram realizadas 75 apresentações de artes cênicas, 251 sessões de contação de histórias e 40 saídas culturais para eventos literários itinerantes, impactando mais de 15 mil pessoas.

Renata Ruggiero, presidente da entidade que realiza o gerenciamento social da Motiva, reforça que este patrocínio está em linha com a estratégia do Instituto de apoiar a literatura e incentivar a leitura nas regiões em que atua.

“Acreditamos no poder transformador da leitura, e por isso, estamos muito felizes em apoiar a criação dessas novas bibliotecas. Elas são mais do que locais para guardar livros, são espaços onde aprendizado e cultura se encontram, criando possibilidades e horizontes para as comunidades. Este projeto reflete nosso compromisso com a educação e com a construção de um futuro mais inclusivo e sustentável”, pontua a executiva.

O “Força Para Crescer: Pontos de Leitura” é apresentado pelo Ministério da Cultura, Enel, Itaú e Motiva, por meio do seu Instituto. A iniciativa é uma realização da DEDA Soluções Criativas, Quitanda Soluções Criativas e Instituto BR Arte. O programa conta com o apoio da cidade de Imperatriz. A produção executiva é da Cinco Elementos Produções e a consultoria executiva é da Marco Zero.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL – CEI Luz e Lápis
📍 Rua Benedito Fernandes, 155 – Santo Amaro, São Paulo – SP
📞 Diretora: Adriana Camargo – (11) 96579-3839
21/05 – Quarta-feira
10h – “Ser tão Minas – O surgimento do baobá, a lenda do tambor e a história da cabaça”
Grupo: Marlon Costa | Duração: 50 min
14h – “Um Encontro com o Curupira”
Grupo: Cia. Paralenda | Duração: 30 min
22/05 – Quinta-feira
10h – “Mais Que Cinco”
Grupo: Cremosa Cia de Arte | Duração: 45 min
14h – “O Sonho que Alice Sonhava”
Grupo: Cremosa Cia de Arte | Duração: 45 min
24/05 – Sábado – Semana do Brincar
9h30 – “Sapo Caculé”
Grupo: Cia. dos Três | Duração: 50 min
10h30 – Cerimonial de Inauguração
11h30 – “Abaporu&eu”
Grupo: Cia. Eira Nem Beira | Duração: 60 min

Datas e locais de Osasco serão divulgados em breve, acompanhe em @leiturastransformam

Facebooktwitterlinkedininstagramflickrfoursquaremail