O evento é organizado por três coletivos e tem como principal objetivo compartilhar conhecimento sobre cultura, arte e respeito aos elementos da natureza
No próximo domingo, dia 18 de dezembro, o Coletivo Popular Pantanal Iguaçuano, em parceria com o Coletivo Afrikerança, com o Terreiro Sustentável e o Centro Cultural Olomitutu, realizará a 1ª Celebração das Águas no Pantanal Iguaçuano: Saberes Tradicionais – Educação Ambiental – Fé, que vai acontecer em Jardim Guandu, Nova Iguaçu.
O evento foi pensado para proporcionar ao público uma aproximação com os saberes tradicionais, cultura e artes, nos cantos, ritos, proteção ambiental e para isso, serão criados presentes sustentáveis e biodegradáveis, com total respeito aos elementos da natureza e a proteção das águas.
A celebração contará com a participação de casas de matrizes africanas locais, da Feira Agroecológica e Sustentável de Mulheres da Baixada Fluminense e, ainda, um café da manhã para recepcionar as Matriarcas.
Para a saudosa Celebração das Águas, o culto terá início às 9h30, com a entrega dos presentes às 12h.
Sobre o Afrikerança
O Afrikerança, projeto do grupo Matriarcado Ancestral do Brasil, procura diminuir as sequelas dos sobreviventes da COVID-19 e, também, o quadro de intolerância religiosa, racismo e, principalmente, violência contra a mulher.
O evento entrou para o calendário da cidade do Rio de Janeiro e desde então, 10 de outubro tornou-se o Dia do Áfrikerança: Matriarcado Ancestral do Brasil. Vale destacar que a proposta desse projeto foi feita pelo deputado estadual, Átila Nunes (PMDB) e aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.
O evento será realizado no Bar do Miranda, localizado em Jardim Guandu, Nova Iguaçu.
Local: Pantanal Iguaçuano.
Data: 18 de Dezembro de 2022.
Horário: 9h às 17h.