Por muitos anos, o cérebro foi considerado o centro absoluto do comando do corpo humano. Mas nas últimas décadas, a ciência tem revelado que o intestino tem um papel muito mais complexo do que apenas digerir alimentos. De fato, ele é tão poderoso que passou a ser chamado por muitos especialistas de “segundo cérebro” — ou, como prefere a Dra. Aniely D’Agostino, PhD em Naturopatia Clínica, o primeiro.

“O intestino é um centro de inteligência biológica, emocional e imunológica. Cuidar dele é cuidar do corpo como um todo”, afirma a especialista.

A seguir, reunimos 10 motivos, com base na visão clínica e científica da Dra. Aniely, para você compreender por que o intestino merece mais atenção — e como ele influencia (ou comanda) a sua saúde física, mental e emocional.

1. Ele produz mais de 90% da serotonina do corpo

“A serotonina é o neurotransmissor do bem-estar e do equilíbrio emocional. E a maior parte dela é produzida no intestino, não no cérebro”, explica a Dra. Aniely. Um intestino inflamado pode afetar diretamente o humor e contribuir para quadros de ansiedade e depressão.

2. É a base do sistema imunológico

Cerca de 70% das células de defesa do corpo estão localizadas no intestino. “Se ele não estiver saudável, você fica mais vulnerável a infecções, alergias e doenças autoimunes.”

3. Influencia diretamente a saúde mental

Estudos apontam a ligação direta entre disbiose intestinal (desequilíbrio da flora) e transtornos como TDAH, ansiedade, depressão e até autismo. “O eixo intestino-cérebro é uma via de comunicação constante. O que acontece em um, impacta o outro.”

4. É responsável pela absorção de nutrientes

“Não adianta ter uma boa alimentação se seu intestino não absorve os nutrientes corretamente.” Quando isso não ocorre, o corpo sofre com carências vitamínicas que afetam o metabolismo, a energia, o humor e até a beleza da pele e dos cabelos.

5. Atua como filtro de toxinas

O intestino saudável ajuda o corpo a eliminar toxinas e substâncias prejudiciais. “Quando ele está sobrecarregado, essas toxinas podem cair na corrente sanguínea e gerar inflamações silenciosas e crônicas.”

6. Regula o metabolismo e o peso corporal

Um intestino em desequilíbrio pode favorecer o acúmulo de gordura, a resistência à insulina e a dificuldade em perder peso. “O emagrecimento começa com o equilíbrio intestinal.”

7. É sensível ao que você sente

“O intestino reage ao estresse, à tristeza, ao medo.” Quem nunca sentiu “frio na barriga” antes de uma situação importante? Isso acontece porque ele é repleto de terminações nervosas que se comunicam com o cérebro.

8. Influencia o sono e o ritmo biológico

Uma microbiota saudável está relacionada à produção de melatonina, o hormônio do sono. “Muita gente trata a insônia sem olhar para o intestino, quando muitas vezes é ele o ponto de origem do problema.”

9. Impacta diretamente a pele

Problemas como acne, rosácea, dermatite e envelhecimento precoce podem ter origem em desequilíbrios intestinais. “O intestino é reflexo da sua saúde interna. Quando está inflamado, ele manifesta isso na pele.”

10. O intestino é a chave para o equilíbrio integral

Para a Dra. Aniely D’Agostino, não existe saúde plena sem um intestino saudável.
“Na naturopatia clínica, enxergamos o intestino como a base da vida. Ele influencia o físico, o mental, o emocional e até o espiritual. Cuidar do intestino é um ato de reconexão com o seu corpo.”

Facebooktwitterlinkedininstagramflickrfoursquaremail